Muscle Brazil On Outubro - 16 - 2011

Compartilhe

 

Acompanhe o perfil de Fernando Sardinha, um dos mais famosos atletas do Brasil.

 

Nome Completo: Fernando Luiz

Data de nascimento: 18/11/1969

Cidade onde mora: Ribeirão preto – SP

Estado civil: Casado

Quantos anos você tinha quando iniciou o treinamento: 15 anos

 

Porque iniciou o treinamento?

Sempre fui completamente alucinado por músculos, e quando eu treinava artes marciais, iniciei na musculação para melhorar meu condicionamento nas lutas. Então me descobri, me achei, me vi, me deu paz e desde então sou fisiculturista.

 

Apelido?

Sardinha. Todos na academia Olímpic Center tinham apelidos de peixes, e eu era o pequeno. Um dos caras fortes da época era apelidado de Tubarão, aí sabe já né?? Ficou Sardinha e detestei no primeiro momento, mas depois se tornou mais sobrenome do que é Luiz.

 

Você teve apoio familiar para iniciar?

Não, nunca tive apoio de ninguém, só reclamações e conselhos infundados por que ninguém além de nós sabemos as verdades sobre a musculação. Mas segui perseguindo o meu sonho, e hoje todos da minha família me apóiam e me ajudam, sentem orgulho do que eu sou como atleta sabe, e isso não tem dinheiro que pague.

 

O que os seus amigos dizem do resultado do seu treinamento? E a família?

Todos tem sempre uma palavra tipo “tem que gostar mesmo, porque isso é um absurdo, não beber álcool, não fumar, não comer um monte de coisas,nem churrasco??? Aahh não dá de jeito nenhum!”. Mas como sou muito mais seletivo com a experiência, me afasto de pessoas que não entendem meu estilo de vida ou que me criticam e trazem algo de maléfico para a minha carreira.

 

Em que momento decidiu iniciar a competir? Qual foi sua primeira competição?

Nunca pensei em treinar sem competir, sempre quis ser fisiculturista. No primeiro momento que entrei em um ginásio queria ser o Arnold de qualquer jeito. Não descobri o esporte por acaso e acabei gostando. Estava implantado em mim desde o início da minha vida. Minha primeira competição foi o Campeonato Paulista de 1989 no Mauro Pinheiro, pela FEPAM, na categoria Júnior leve (até 70kgs) em que fui campeão na estréia.

 

Quais competições já participou e suas colocações?

Tenho 69 títulos, 74 troféus, 26 anos de carreira.
- Bi-campeão Paulista do Interior
- Tri-campeão Paulista e overall
- Bi- campeão do Troféu Brasil e overall
- Campeão Brasileiro
- Campeão do Duelo de Gigantes e overall
- Vice-campeão Mundial
- 3º colocado no Mr. Universe
- 7 vezes o Melhor posador do Brasil

sardinha-16

 

Qual a sensação de posar em um palco? E a de vencer um campeonato?

Naquele exato momento eu sou o Fernando sardinha verdadeiro, mostrando o que trabalho forte, disciplinado, árduo e estudado tem feito no meu corpo. Me considero artista plástico mesmo, só faço a colocação a argila, do modo mais difícil e valioso, com treino, alimentação, suplementação e descanso, mas com o coração na coisa.

 

Onde treina? Treina algo em casa?

Treino no meu Ginásio da Musculação Sardinha´s Gym, um lugar de clima de treino total. Mesmo quem não tem intenções de se tornar um atleta, acaba ficando e gostando de se sentir como membro do esporte: meninas novas treinando forte, atletas de outras modalidades treinando para se tornarem os melhores e minha família querida e eu, tocamos tudo com muita disciplina, organização, limpeza e ideologia, de que “Aqui é Bodybuilder”.

 

O que gosta de ouvir? Filme predileto?

Gosto de música boa, seja ela de qual gênero for. Gosto de tudo, menos de mediocridade e falta de talento, desafinação e musiquinhas de auê, sem sentido. Sou romântico, gosto de Flash Back, disco anos 70 e 80, pop rock, e nos meus treinos e no meu Ginásio…só músicas direcionadas para o treinamento cadenciado, Soul e hip hop tipo 50 Cent; mas principalmente Rock and Roll baby! Nada de baladinhas e afins, nada de Bodyfucking, nem de desfiles de moda, nem duas horinhas de esteirinha, nem roupinha Track & Field. É treino forte e estudado, e dieta baby.

 

Qual é o seu exercício favorito e sua pose favorita?

Juro que não tenho nenhum exercício nem grupo muscular preferido, e nem pose favorita, mas posso citar que gosto de poses clássicas. Quando me transformo em puto durante a coreografia, com olhar de peixe-morto, e danço; sinto que outra parte do atleta tem que mostrar que não comemos carne crua, nem vestimos pele de Leopardo. Somos humanos civilizados e podemos ser sensuais com muitos músculos, mas sensuais.

 

Qual a parte de seu corpo que você mais curte? E qual acha mais difícil de treinar?

Juro que também não tenho nada que goste mais do que outra. Ultimamente, tenho gostado do visual das minhas costas, que estão ficando “penduradas” e isso geralmente só os profissionais conseguem, nem alguns Mr.Universes o tem. Mas o grupo mais difícil é o Quadríceps, pois sempre eles ficam com menor definição do que o resto, então os meus treinos são insanos mesmo, repetições altas com pesos altos e muitas angulações de trabalho muscular, muitas técnicas diferentes e muita, muita intensidade.

 

Sua altura, medidas e peso?

Tenho 1,64cm de altura, aproximadamente 50cm nos dois braços, 48cm de panturrilhas, 48cm de pescoço, 40cm de ante-braço, 86cm de cintura, 106cm de quadril, 74cm de coxa, 132cm de tórax, e 112 kg em off. Essas medidas caem pouco em ON, porque eu me mantenho de dieta o ano inteiro, e tudo isso abaixa uns 2 ou 3 cm em cada.

sardinha-3

Qual o máximo de peso que atingiu em um off?

Foi em 2009 depois do Mundial da Eslováquia, em que me classifiquei em 3º. Achei muito injusto pois eu era 2º sem dúvidas. Leandro Rebelo, meu amigo, mereceu ser campeão, mas o Holandês de peito rompido, menor que eu, e com mesma definição ser 2º foi demais. O Eduardo Reis, meu nutricionista, me disse para fazermos um off magro como sempre, mas bem forte de comida e me levou para o meu record de peso: 112 kgs .No Mr. Universe em outubro, eu posei com 97 kgs, um record para a Class 4. Não estava muito seco, mas o volume bem bacana.

 

Além de ser atleta, qual sua profissão?

Sou fisiculturista profissional! É assim que eu me considero, pois tenho patrocínio, vivo disso, de eventos, palestras, cursos e apresentações por todo o país. Tenho convênios e permutas com muitos amigos profissionais de outras áreas, que me ajudam e ajudo eles, publicidade e indicação verdadeira. Fui durante 18 anos, cantor e tecladista do conjunto musical Styllus 3, com meu pai cantor e minha mãe cantora, tocando em todos eventos da noite e do dia. Fui da companhia do Oswaldo Montenegro por 3 anos no teatro Dias Gomes.  Sou personal trainer e agora empresário do esporte. Quem diria, o Sardinha hein?

 

Quais são seus ídolos no esporte?

Arnold, sempre foi para mim um cara iluminado, enfeitiçado e protegido, vencedor na vida e na carreira. Tudo que se propôs a fazer, foi e sempre será vitorioso. Se eu for citar ídolos no esporte, teríamos que fazer nova entrevista. Entre preparadores e atletas, existem tanta gente boa no que faz. Alguns ídolos caíram por terra depois que os conheci em convivência diária, outros, se tornaram tão amigos que fazem muita falta no dia a dia:

- Milos Sarcev: como atleta/modelo estético e exímio posador, preparador e idealizador do melhor Ginásio do mundo para mim, Koloseun Gym.

- Ronnie Coleman: por ser uma aberração genética, em força, volume e definição, e ser um cara do bem, simples.

- Jay Cutler: por ser o maior profissional compenetrado e disciplinado do bodybuilder mundial em todos os tempos, seriedade e perseverança totais.

- Dorian Yates: pelo nível de conhecimento e estudo aplicado, por trazer um novo patamar de volume e definição entre os profissionais.

- Gunter Schilierkamp: pela simpatia e tamanho, o mérito de ganhar merecidamente do Coleman em 2002, e ser tremendamente injustiçado no Olímpia do mesmo ano, e aquilo ser uma manifestação pública mais forte da história, já faz ele ser meu ídolo e pessoalmente o cara é demais como ser humano e me colocou lá em cima.

- Shaum Ray: por ser completo como bodybuilder.

- Vince Taylor, Eddie Corney, Gary Strydon, Lee Labrada, Lee Haney, Berry de Mey,

Lou Ferrigno, Dexter Jackson, Kay Greene, Phill Heath, etc…

No Brasil: Éric Oishi,  Paulo Lima, Júlio Cezar Balestrini,  Fernando de Noronha,  Norton Murayama, Wilson Santos, Eduardo Corrêa,  José Carlos dos Santos, Charles Mário Soares. Tenho que parar porque tem mais… Desculpem-me quem não citei!

 

Qual é o seu objetivo no treinamento?

Ser atleta profissional top já seria suficiente, mas a curto prazo quero ser Mr. Universe e campeão Mundial, depois o Arnold Classic… Meu Deus do céu, acho que meu coração não aguenta kkkk

 

Já praticou ou pratica outros esportes? Quais?

Judô, Jiu-Jitsu e Karatê por muitos anos, mas abandonei tudo pela musculação.

 

Como é a sua dieta on e off?

Não mudo muito em OFF ou em ON, como muito colorido mas faço dieta o ano todo. Não gosto de bugigangas e tudo que estouro no dia do lixo geralmente é diet e light. Invariavelmente como pizza e sorvete normais em alguma época, mas é só.

Embora muitos atletas patrocinados por empresas de suplementos alimentares não usarem os produtos na preparação, eu sou completamente o inverso. Tomo suplementos desde os 16 anos, em 1986 mais ou menos, fui o pioneiro em testar o Whey no Brasil, que vinha como Lacto-albumin. Acredito neles como todo atleta inteligente e estudioso deveria acreditar, e não ficar criticando outros que fazem diferente, ainda mais quando esses atletas são bem maiores do que quem critica. Gosto de frango, patinho,Whey e claras de ovos em panquecas e salmão como proteínas. Gosto de macarrão integral, pão integral, farinha de aveia, maltodextrina, frutas, torradas integrais e Fibra Mais -Nestlé

 

Quais suplementos que você costuma usar?

Whey Protein isolado, BCAA, maltodextrina, Glutamina, Creatina, Nona- pró (9 proteinas), polivitamínico.

 

Como é a sua rotina de treinamento

Treino por 45 minutos em cada sessão. Divisão muscular atual é:
A – Peito, ombro frontal e lateral. E panturrilhas.
B – Costas, lombares, ombros posteriores e abdômen
C – Bíceps e Tríceps e ante-braço e panturrilhas.
D – Quadríceps e Glúteos e adutores e abdômen.
E – Ísquios- Tibiais e panturrilhas.

 

Quais as vantagens e desvantagens do culturismo em seu dia-a-dia?

Estilo de vida diferente, como todo “esquisito” tem muitos contras, mas se nós nos deixarmos abater pelas críticas infundadas e palavras pejorativas, não se alcança o sonho de se superar e fazer algo de benéfico para o espírito. Só você pode fazer.

sardinha-7

Você acha que o atleta fisiculturista no Brasil é mal visto?

Em muitos países somos tratados com estrelas do esporte, com fotos, carinhos e perguntas inteligentes. Aqui ainda prevalece a falta de respeito, a ingratidão, porque nós queremos ajudar todos a melhorar a qualidade de vida, e a ignorância de terceiro mundo mesmo, melhorou, mas ainda está a anos luz do resto do mundo. Somos atletas e não aberrações.

 

Com quem gostaria de subir junto no palco?

Já subi com muitos atletas bons demais, entre eles o Paulo Lima, o André Santos, o Édson Serafim, o Édson de Souza, o Charlinho, o Caverna, o Leandro Rebelo, muitos. Queria ter provado o meu valor para outros que me menosprezam, como fiz com aqueles que caçoavam de mim.

 

O que você acha do uso de anabolizantes?

Acho que a consciência de cada um diz o seu caminho na vida e no esporte. Não faço apologia as drogas e não digo que todos que tomam vão morrer. Isso é mediocridade e demagogia. Ru trabalho com a verdade e não com especulações. Acredito nos efeitos benéficos e maléficos, opção de cada um para cada finalidade. Acho que tudo tem que ter um significado, o porquê que vou tomar isso, por isso, por isso e por isso…

 

O que falta ao Brasil quando falamos de fisiculturismo?

Empresários inteligentes que entendam que nós vamos fazer a melhor propaganda das empresas que nos ajudarem, porque somos pessoas normais que freqüentam supermercados e temos vida social, e recomendação boca a boca, só atleta faz. E não é jogador de futebol não. Você não vai ver o Kaká se barbear e comprar igual, mas se disser que comprei os meus alimentos em determinado lugar, tenho uma legião de fãs que me seguem e dizem aos donos que são meus alunos. Será que isso funciona ou não…???

 

Quais suas metas para 2011/2012?

Ser campeão Mundial 2011, estar mais unido com a minha família, ficar com mais paz no coração para poder ajudar quem precisa de mim e quer ser ajudado.

 

Quem são as pessoas/empresas que te apóiam? São muitas

Umai Sushi bar- Comida Japoneza (16) 3635-4775
Vanessa Sorvetes Finos – Diet e Light (16) 3421-3406
Adriana Franco Clínica de Estética Total (16) 3636-4339
Fina Fórmula Farmácia de Manipulação (16) 3610-3111
Maggicor Tintas e Texturas – Fábrica de Tintas (16) 3628-0538
Agência Dix – Sites e Marketing on line (16) 3011-6016
Eduardo Reis – Nutricionista Esportivo (16) 8812-8753

 

Algumas dicas para os iniciantes

O tradicional: se você tem aquele sonho e todos te tentam derrubar, faça por merecer esse sonho. Acredite como eles não acreditam, e faça acontecer na sua vida. Ninguém te dará essa vitória se não você. Acredite em mim.

 

Caso deseje, deixe algum tipo de contato para os visitantes

Sardinha´s Gym (16) 3441-3550
fernandoluizsardinha@yahoo.com.br
www.fernandosardinha.com.br

 

Mensagens para os visitantes do site

Fiquem em paz e treinem babys,treinem! Abraços à todos.   Fernando Sardinha

 

Galeria de Imagens

 

 Vídeo

Compartilhe

Categorias: Perfil do Atleta

15 Respostas

  1. RODRIGO diz:

    FERNANDO SARDINHA, ESSE É O PROFISSIONAL ÍCONE DESSE ESPORTE, FICISULTURISMO, DEPOIS DE VÊ-LO EM ENTREVISTAS EM PROGRAMAS DE TELEVISÃO, SEM DÚVIDAS ELE TEM ALÉM DE MUITA BAGAGEM DO RAMO, VONTADE DE EXPLICAR COM DETALHES NÃO SÓ O ESPORTE FISICULTURISMO, MAS A ATIVIDADE MUSCULAÇÃO PARA PESSOAS DE TODAS AS IDADES, AÉM DE UM ASSUNTO MUITO IMPORANTE QUE ELE FOCA MUITO E MUITO BEM, DE RECUPERAR A IMAGEM DO SUPLEMENTO NATURAL.

  2. Bruno T. diz:

    Sardinha te admiro como atleta e como amante do fisiculturismo, esporte que escolhi para seguir.
    Te acompanho a algum tempo e gostaria de parabenizar o bom trabalho que vc faz para levar o nome do esporte ao mais alto nivel. Inclusive com boas entrevistas em rede de canal aberto.
    Parabens campeão. Continue trilhando esse caminho e que seja constante tua evolução no esporte. Estilo de vida!
    Sucesso brother, muito volume e densidade para nos!

  3. sergio diz:

    Ótima materia. Parabéns

  4. Ramon Freire diz:

    SARDINHA, NÃO É SÓ UM ATLETA QUE TODOS NOS ADMIRAOS, DIANTE DE TODA SUA TRAGETORIA COMO TAL, CONQUISTOU INUMEROS TITULOS, MAS CONQUISTOU ALGO A MAIS CONQUISTOU O CORAÇÃO, O RESPEITO, A ADMIRAÇÃO A AMIZADE DE MUITOS ADMIRADORES DESSES ESPORTE POIS NOS ENSINA COM HUMILDADE E GARRA A FORÇA INTERIOR QUE TODOS NOS PODEMOS TER ASIM COMO ELE O TEM, ENTÃO SARDINHA NOS ESTAMOS COM VC TÁ E POSSO AFIRMAR NOS TE AMAMOS MEU AMIGO.

  5. EMERSON CEOLDO diz:

    Sardinha e eu somos amigos há mais de 20 anos e posso dizer que é um GRANDE AMIGO.
    Treinamos juntos por algum tempo e nos preparamos juntos para competir, um ajudando e apoiando o outro. Tenho saudade desse tempo.
    É um cara que admiro muito como ser humano e como atleta.
    Um Atleta muito estudioso em seu ofício.
    Sou seu fã.
    Fico muito orgulhoso por todo reconhecimento que está tendo.
    Sempre conte comigo, mesmo distante, sempre estarei por perto para te apoiar.
    Amo você de coração, meu Grande Amigo, meu Irmão.
    Que Deus te proteja sempre.

  6. Edivan tavares diz:

    sou fã desse grão mestre do bodybuilder nacional fernando sardinha
    parabéns,pelas suas sempre esclarecedoras aparições,e por divulgar nosso esporte com maestria…valeu mestre!!!

  7. Gilson diz:

    Grande sardinha,um dia ainda vou treinar na sardinhas gyn.

  8. Chico diz:

    Adimiro muito o Sardinha manda muito bem no BB.

    E o pessoal da edição erou em uma parte do texto, não é Rip Rop e sim Hip Hop.

    Tirando isso, a meteria é otima.

  9. JAC diz:

    Pratico fisiculturismo, já tem uns 22 anos e até hoje, (não desmerecendo) os outros fisiculturistas, mas esse Sardinha, que tá mais pra TUBARÃO, tem conhecimento teórico e prático, pra colocar muita gente no bolso. E “parece ser bastante humilde”, virtude que a maioria de nós não temos. Desejo muito sucesso pra você Sardinha e muito reconhecimento, não só pelo seu aspécto físico, mas também pela pessoa que percebi que você tem sido até agora. PARABÉNS DE VERDADE!!!

  10. antonio moreira de aguiar diz:

    posso dizer que vc é um grande atleta da musculação ,parabens !

  11. A todos vocês meus amigos dos ferros e do Whey, o meu muito obrigado por todas as palavras e homenagens que recebo sempre, vocês são como uma família para mim, a família do estilo de vida dos Bodybuilders… abraços em cada um e ao Muscle Brazil-Bodybuilding, foi uma honra.

  12. afonso diz:

    olha fernando sardinha eu sou o afonso e tenho 1 M e 59 CM de altura e peso 49 kilos e tenho 17 anos e tenho corpo de criança queria saber se eu consigo chegar aos 70 kilos de peso e desemvolver meu corpo e crescer um pouco de altura

    • Muscle Brazil diz:

      Afonso,
      O ideal é você procurar uma academia inicialmente e um nutricionista para rever seus hábitos alimentares. Altura é um fator genética, talvez melhore um pouco com uma melhor postura.

  13. igor shuasineger diz:

    poxa me endentifico muito com vc,as mesmas coisas acontesse comigo

  14. Alexandre Vasques Cruz diz:

    Eu sempre o assisto o Sr no youtube o site muito legal, eu gosto muito de treinar e comecei a treinar aos 14 anos hoje não tenho tempo, comecei a treinar pesado quando comecei na renomada Santa Luzia RJ.
    Um grande abraço e sempre com essa disposição fica com Deus.

Deixe um comentário

Video
Posts mais acessados
Parceiros
>